Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio

No dia 26 de setembro do corrente ano, foi desenvolvida uma atividade relativa ao Setembro Amarelo com os estudantes do 9° ano e Ensino Médio, da Escola Estadual São José do Município de Ponte Preta. A atividade foi uma etapa do Projeto Saúde Mental na Escola, que está sendo desenvolvido pelas psicólogas Kristine Cavazzola e Maiara Fassicollo. Neste dia foi realizado o pedágio interativo. Onde os adolescentes confeccionaram um coração com frases motivacionais pensadas por eles mesmos.


Primeiramente se encontraram na escola e após dirigiram-se para a frente da prefeitura. Assim, dividiram-se entre eles para abordarem pessoas e visitarem estabelecimentos comerciais e públicos do município, com o intuito de entregar o coração com a frase, um pacotinho de sementes de girassol e panfletos com informações sobre depressão, ansiedade, tristeza e prevenção ao suicídio.


Porque corações amarelos com frases motivacionais? Amarelos pelo mês de prevenção ao suicídio “Setembro Amarelo” e frases de valorização da vida, motivando as pessoas a seguirem em frente, a viver, frases de autoestima. Sementes de girassóis, porque o girassol busca energia no sol e em dias nublados se voltam um para o outro para dividirem entre si suas energias; assim, quando não estamos bem, temos que buscar uns aos outros (família, amigos, profissionais que possam ajudar em momentos difíceis) fazendo uma alusão a este elemento da natureza. E panfletos informativos para as pessoas entrarem em contato ou diferenciarem alguns aspectos da vida procurando ajuda da equipe de saúde e assistência social do município.


Porque adolescentes? Porque eles podem ser os protagonistas de suas vidas, buscando ajuda, falando, percebendo que não estão sozinhos e que terão com quem contar. Este trabalho visa valorizar a vida e desenvolver uma perspectiva de futuro entre estes adolescentes, para que tenham motivação e força para alcançarem seus sonhos.


Por Maiara Fassicollo e Kristine Cavazzola

Compartilhe: