Município recebe liberação da adesão ao SUSAF

Com a finalidade de fomentar a produção e a comercialização das agroindústrias locais de produtos de origem animal, Ponte Preta obteve no dia 23 de novembro, mediante portaria a 537/2018, publicada no Diário Oficial do Estado, a liberação a adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-RS). Isso mediante auditorias de técnicos do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI). 

Com a adesão ao SUSAF/RS, os proprietários de estabelecimentos industriais registrados nos serviços de inspeção municipal poderão comercializar os produtos de origem animal em todo o território do Rio Grande do Sul. Para a obtenção da adesão ao Susaf, foi necessária a comprovação da equivalência dos seus procedimentos de inspeção e fiscalização, por parte do município.

"Esta é uma conquista muito importante para a agricultura familiar e para os pequenos produtores, pois incentiva a manutenção da pequena propriedade rural, bem como tem por objetivo a qualidade dos alimentos e a higiene nos estabelecimentos, evidenciando assim a importância da qualidade destes produtos através de inspeção municipal", pontua a médica veterinária Zediane Bonatto, responsável pelo serviço de inspeção no município de Ponte Preta.

No momento, são duas agroindústrias aptas a comercializar com o selo a nível estadual, as demais passam por adequações necessárias, mas logo poderão usufruir desta conquista.


Dispinível em: www.jornalbomdia.com.br/noticia/27309/municipio-recebe-liberacao-da-adesao-ao-susaf

Compartilhe: