Escola Professora Angelina desenvolve projeto de Educação Fiscal com mercadinho pedagógico e visita ao comércio local

A Escola Municipal de Educação Infantil Professora Angelina desenvolveu, ao longo de 2025, um projeto inovador de Educação Fiscal na Educação Infantil, envolvendo os alunos do Pré A (4 e 5 anos). A iniciativa, conduzida pela professora Andréa Paula Balbinot, buscou introduzir conceitos sobre valor, trabalho, troca e cuidado com os bens coletivos por meio de experiências práticas e lúdicas.

O interesse das crianças surgiu naturalmente durante atividades com números e moedas. A curiosidade sobre “compras” e “mercado” deu origem a rodas de conversa e brincadeiras simbólicas, que acabaram evoluindo para a criação de um mercadinho pedagógico dentro da sala de aula. Com o apoio das famílias, os estudantes organizaram prateleiras, embalagens, categorias de produtos e até dinheiro fictício para simular situações de compra e venda.

Para ampliar o aprendizado, as crianças também tiveram contato com moedas reais, comparando sua forma, cor e valor. Em conversa com a professora, refletiram sobre a importância do trabalho, do uso responsável do dinheiro e da necessidade de pagar pelos produtos.

Uma das etapas mais aguardadas pelas turmas foi a visita ao mercado Comercial Irmãos Bolis, localizado próximo à escola. Lá, observaram o funcionamento real de um estabelecimento comercial, explorando preços, organização das prateleiras, funções dos trabalhadores, caixa registradora e pesagem de produtos. A experiência, registrada em diversas fotos, despertou ainda mais interesse e compreensão sobre o comércio e a vida em comunidade.

O projeto também se conectou ao Plano Municipal de Educação Fiscal, promovendo reflexões sobre o cuidado com o patrimônio público. As crianças realizaram um passeio pela escola, identificando situações como luzes acesas, água desperdiçada, brinquedos quebrados e lixo no chão, discutindo como podem contribuir para a preservação dos espaços coletivos.

A socialização do projeto ocorreu por meio de apresentações para outras turmas, compartilhamento de registros com as famílias e exposição de fotos no mural. Segundo a professora Andréa, a proposta “fortaleceu valores importantes como responsabilidade, organização, cooperação e cuidado com aquilo que é de todos”.

Com atividades práticas, envolvimento da comunidade e integração ao cotidiano das crianças, o projeto tornou-se um exemplo de como a Educação Fiscal pode ser trabalhada desde cedo, de forma significativa e prazerosa.

 

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