Você está em: Home Icon Home Acessa Notícias Icon Noticia Acessa Notícia

Notícia

90 anos da ponte que deu origem ao nome da cidade

Data de Publicação: 25/10/2021

Icone acessibilidade Fonte Reset Icone acessibilidade Fonte Maior Icone acessibilidade Fonte Menor

Foi no mês de outubro de 1931 que a ponte que viria a dar nome a cidade, a popular “Ponte Preta", foi inaugurada. Lá se vão 90 anos deste acontecimento, que está repleto de sentimentos políticos, presentes no início da década de 1930. Pois foi no ano de 1930, que se iniciou o movimento armado, que tinha como líderes Getúlio Vargas e o tenente-coronel Pedro Aurélio de Góis Monteiro, tendo por objetivo a derrubada do governo de Washington Luís para assim impedir a posse de Júlio Prestes, que havia sido eleito presidente da República em 1º de março.

Através do Departamento de Cultura do município fez um resgate histórico e conta mais sobre todo o contexto da ponte. 
O movimento obteve seu intento em 24 de outubro de 1930, e Getúlio Vargas tornou-se presidente provisório em 3 de novembro deste mesmo ano. As alterações políticas econômicas e sociais, ocasionadas por este movimento, a nível nacional, o consideram como marco inicial da Segunda República no Brasil. E o ano seguinte 1931, foi o ano de comemorações, pela vitória do movimento revolucionário.
Certo, mas, e Ponte Preta, onde se encaixa nesta história? Em pesquisas realizadas no acervo documental do Arquivo Histórico Juarez Miguel Illa Font, de Erechim, nas páginas do Jornal Diário de Notícias, foram encontradas duas notícias, que tratam da inauguração oficial da ponte sobre o Lageado Grande. Na nota sobre o município de Boa Vista do Erechim, município ao qual na época pertencia Lageado Grande, hoje Ponte Preta, suas breves linhas tratam da notícia sobre a inauguração da ponte. No mesmo jornal, no dia 05 de novembro, novamente a notícia sobre a inauguração da ponte sobre o Lageado Grande aparece.
“A inauguração da ponte que viria dar nome ao hoje município de Ponte Preta, está na memória dos moradores mais antigos, como uma ponte construída para ligar Lageado Grande a outras comunidades. E esta ponte deu nome ao município, por uma característica, o alcatrão que era utilizado na conservação da ponte.  Mas esta ponte fora inaugurada sob o nome de Ponte Três de Outubro. Uma provável homenagem, aos intentos do movimento revolucionário de Getúlio Vargas, já que a mesma foi inaugurada em 25 de outubro de 1931. O fato é que muitas autoridades estiveram presentes aqui para a sua inauguração, demonstrando a importância que a obra representava para a época e, posteriormente, pela denominação do nome do Município de PONTE PRETA.